DESAFIOS EMERGENTES NUM TERRITÓRIO EM MUDANÇA
Prémio Nacional da Paisagem 2020
3ª Conferência da Política Nacional de Arquitetura e Paisagem
A Comissão de Acompanhamento da Arquitetura e da Paisagem organiza, anualmente, uma Conferência que visa promover a reflexão científica e técnica e o debate aberto nos domínios da Política Nacional de Arquitetura e Paisagem (PNAP).
Estas conferências constituem momentos de encontro e de reflexão conjunta sobre variados assuntos relativos à arquitetura e à paisagem, procurando-se incentivar a discussão em torno de preocupações da atualidade e de desafios do futuro.
Em 2020 assinala- se o 20.º aniversário da Convenção Europeia da Paisagem e termina o período previsto para a execução do primeiro Plano de Ação da Política Nacional de Arquitetura e Paisagem.
Celebra-se um marco europeu e fecha-se um primeiro ciclo de ação em Portugal, abrindo-se um novo período de trabalho que quisemos iniciar com a realização desta Conferência, dedicada ao debate dos desafios emergentes num território em mudança.
Com a presença de vários oradores e moderadores e a organização de debates interativos, a 3.ª Conferência da PNAP coloca a qualidade da paisagem e do ambiente, o turismo e o património e a agricultura e a floresta como temas centrais da reflexão sobre os desafios do futuro e promove o debate de ideias e de perspetivas sobre estes temas tendo por base o território.
Pretende-se uma sensibilização alargada para a importância transversal da arquitetura e da paisagem nas politicas setoriais, aproximando e integrando visões e gerando sinergias de ação.
Fecham-se os trabalhos com um painel que nos apresenta o estado da arte das politicas de arquitetura e da paisagem na europa, procurando disseminar conhecimento e inspirar contributos para o novo Plano de Ação da PNAP.
Aproveitando a realização da Conferência nesta data, associou-se ao evento a cerimónia de atribuição do Prémio Nacional da Paisagem, edição de 2020, que contou com participação de 25 projetos e que nos permitem constatar o interesse e mobilização das entidades públicas e das organizações sociais e económicas para participar neste concurso nacional que habilita o vencedor a concorrer ao prémio europeu.
O interesse por este encontro tem sido crescente, assistindo-se de ano para ano a um maior número de participantes. A vontade de marcar presença na Conferência Anual da PNAP é um fato r de reconhecimento da importância dos temas trazidos a debate e de incentivo ao desenvolvimento desta política.
A composição do universo de participantes permite uma leitura para abordagens futuras., registando-se grande diversidade de inscritos, desde técnicos de autarquias locais, das regiões autónomas, da administração central, de organizações não governamentais, académicos, estudantes e empresas.
Conscientes que a evolução da PNAP passa fundamentalmente pelo incremento de uma cultura de território e de uma cidadania ativa e informada nas matérias da arquitetura e da paisagem que compreenda e reconheça os seus contributos para a qualidade de vida, a valorização do território e o desenvolvimento sócio económico, a continuidade destas Conferência é um compromisso da Comissão de Acompanhamento da Arquitetura e da Paisagem.
Reconhecendo o valor das conclusões da 3ª Conferência Anual da PNAP e dos projetos concorrentes à edição de 2020 do Prémio Nacional da Paisagem, a Comissão de Acompanhamento da Arquitetura e da Paisagem, com o apoio da Fundação Serra Henriques, promove a edição desta publicação que visa sistematizar e divulgar as intervenções e projetos apresentados.
Fernanda do Carmo
Diretora-Geral do Território
AUTORES
João Pedro Matos Fernandes - Ministro do Ambiente
Fernanda do Carmo - Diretora-Geral do Território
João Carlos Santos - Subdiretor-Geral do Património Cultural
Gonçalo Byrne - Presidente da Ordem dos Arquitetos
João Ceregeiro - Presidente da APAP
José Sá Fernandes - Vereador da CM Lisboa
Paulo Farinha Marques - Universidade do Porto
Rui Serrano - Direcção da Ordem dos
Arquitetos
Helena Roseta - Programa Bairros Saudáveis
Teresa Andresen - Presidente da A. P. Jardins Históricos
Paulo Castro - Vice-presidente da Federação EUROPARC
Manuel Lacerda - OMC | Comissão Europeia
Rita Theriaga Gonçalves - DGPC
Cristina Almeida - DINAMIA-CET-IUL | ISCTE-IUL
Leonor Picão - Turismo de Portugal
Rosário Oliveira - Universidade de Lisboa
Carlos Pina - CCDR-LVT
Pedro Rosa - Adjunto da Ministra da Agricultura
João Ferrão - Universidade de Lisboa
João Bento - Bartlett School of Planning
Cristina Castelo Branco - Aix Marseille Université
Margarida Cancela d´Abreu - APAP
Maria Matos Silva - Instituto Superior de Agronomia
Tiago Oliveira - Pres. Agência Gestão Integrada dos Fogos